Conexão Digital
Brand Equity: você sabe o que significa? Se tem uma empresa deveria saber!

O brand equity nada mais é do que valor adicional que uma determinada marca reconhecida tem no mercado e quanto ela agrega a um produto ou serviço sua “força”. Cada pequeno ato que a marca executa em suas ações e pontos de contato com o consumidor, fornecedores e parceiros a torna mais ou menos destacada.

Continue lendo o nosso artigo e entenda melhor o conceito para aplicar logo na sua empresa.

Mas o que afinal de contas é Brand Equity?

Brand equity está ligado ao reconhecimento da marca (brand awareness), levando em conta que o consumidor deve estar ciente do nome da marca para por consequência, ser gerado um valor agregado a algum produto ou serviço devido a “força” de uma marca. 

 

Como construir o brand equity?

O brand equity é o valor agregado à marca por cada ação realizada e tem origem na ideia de que uma marca que é amplamente reconhecida e já muito estabelecida no mercado tem naturalmente mais sucesso do que uma equivalente genérica.

Brand equity é um conceito orientado na percepção do consumidor, sendo que a tendência dos clientes é adquirir um produto que elas reconheçam (brand awareness) e nos quais confiem por conta de tudo que viram sobre determinada marca. Quando a empresa detentora da marca consegue reconhecimento e confiança do público consumidor a ponto destes sentirem uma ligação psicológica forte com ela, mesmo que inconsciente, é um sinal claro de que o brand equity desta marca é forte.

O “valor” de uma determinada marca e seu brand equity deverá certamente influenciar o comportamento do público em relação a esta marca. O mesmo ocorre com as possibilidades de definição de preços, na parcela de mercado possível e no lucro  proporcional que a empresa consegue obter na sua operação.

Em geral, quanto melhor é o brand equity de uma marca, mais mercado ela pode obter, com maior lucratividade na sua operação e principalmente coesão e permanência no mercado.

As marcas genéricas passam, mas as marcas com bom brand equity podem permanecer, pois estão intrinsecamente ligadas à psicologia do consumidor.

 

Quais as outras vantagens do brand equity?

O brand equity auxilia no aumento da participação da marca no mercado pois esta  passa a ser mais competitiva perante seus concorrentes diretos e até indiretos.

Com estratégias para aprimorar o brand equity de uma empresa, esta pode cobrar mais pelos produtos ou serviços que oferece, aumentando o seu markup com o espírito de oferta “premium” em comparação à média do mercado.

Além disso, o brand equity também pode facilitar no lançamento de mais produtos ou serviços, visto que a probabilidade de aceitação de novos lançamentos da mesma marca é alta. Estratégias de comunicação e marketing (principalmente o marketing digital) que estejam trabalhando em conjunto para atingir um alto brand equity valorizam proporcionalmente a imagem da empresa, pois esta terá maior receita e uma maior fatia de mercado, atraindo mais poder para a referida marca.

 

Mas como posso medir o brand equity?

Três quesitos devem ser monitorados:

Financeiro: participação de mercado, lucratividade, receita, preços frente ao mercado, custos de retenção de atuais clientes e aquisição de novos clientes e o investimento em ações de marketing que envolvem branding;

Força: além de um constante monitoramento dos canais digitais da marca, incluindo redes sociais e presença digital do site institucional, é fundamental fazer pesquisas de desk research (pesquisa pela internet com dados já disponíveis no mercado) e/ou contratar empresas especializadas para avaliar como está a “a imagem” da marca perante o público. Na América Latina é comum afirmar que não é possível avaliar o branding, mas a verdade é que as empresas não querem investir em pesquisa de mercado. Nos países desenvolvidos o conceito é inverso, onde a pesquisa de mercado é vital e essencial para este tipo de trabalho;

Consumo: o comportamento de compra e o sentimento com relação à marca são importantes para a avaliação do brand equity de uma marca. A conexão emocional, psicológica, cultural e o valor de percepção de marca podem ser avaliados com mais pesquisas específicas realizadas por empresas especialistas que realizam avaliações de mercado por amostragens.

 

Como se cria um bom brand equity?

1 - Brand awareness forte e frequente

É fundamental o reconhecimento da marca (brand awareness) por parte do cliente.

Para iniciar pelo básico, é importante:

- Use uma identidade visual coesa e seguir uma unidade na comunicação em todos os canais e mídias;

- Não deixe por último o serviço de atendimento ao cliente pois este é uma fonte inesgotável de ideias para estratégias de marketing e branding;

- Storytelling engaja! A história da sua marca deve ser contada de forma contagiante e interessante;

- Esteja presente em todos os pontos de contato possíveis, com e-mails e informativos;

- Constância em canais digitais é algo importante, por isso, mantenha seus canais digitais atualizados, em redes sociais e outros.

 

2 - O significado do propósito da sua marca deve ser claro e comunicado

A comunicação relativa ao produto ou serviço não pode acabar nele mesmo, mas sim extrapolar suas qualidades de funcionalidade nua e crua. O consumidor quer algo além das marcas, produtos e serviços. O seu concorrente já fornece o óbvio!

Com a ascensão do Environmental, Social, and Governance (ESG) no mundo corporativo e de consumo global é crucial que toda a cadeia do seu negócio saiba que a empresa é comprometida com responsabilidade social, ambiental e sua governança é forte.

 

3. Positive vibration (Bob Marley feelings)

O cliente fidelizado é o sonho de todo empreendedor, diretor de marketing, diretores,  gerentes e vendedores. Mas, para tornar os clientes embaixadores da sua marca é importante que esse consumidor tenha boas experiências e consequentemente bons sentimentos em relação ao produto ou serviço da marca em questão.

Sempre o que o consumidor procura é a credibilidade, qualidade, relevância e outros quesitos com relação à concorrência, além de status, principalmente em produtos e serviços com alto valor agregado. Mostrar positividade e possibilidade de status do cliente por consumir um produto frente aos seus valores pessoais e culturais, traz muito retorno à marca.

 

4 - Fidelidade criada com estratégia

A fidelidade do consumidor certamente é algo muito poderoso, mas também difícil de ser atingido, pois depende de um trabalho estratégico marketing voltado ao branding e não apenas performance. Como investimentos em performance dão retorno em curto prazo e são mais aceitos nas diretorias de empresas, o branding muitas vezes fica em segundo plano. Inteligência competitiva tem muito a ver com brand equity.

Mas é importante ter uma visão de longo prazo, atenta ao comportamento do consumidor e mercado para sempre buscar clientes fiéis que criem vínculos psicológicos com a sua marca.

O paraíso de qualquer empreendedor ou diretor de marketing é ter clientes que  consomem repetidamente produtos da marca e se sentem pertencentes a uma comunidade juntamente com os demais consumidores.

Invista em brand equity para ontem!

Todas as estratégias de marketing voltadas ao aprimoramento do brand equity de uma marca sensibilizam os consumidores, fornecedores e colaboradores gerando pessoas “embaixadoras da marca”, fomentando a cultura por trás da empresa.

 

Sua empresa precisa aprimorar sua presença digital e seu brand equity?

Entre em contato pelo nosso formulário do site, ligue para (48)3233-0606 ou envie sua mensagem por Whatsapp (use o botão no canto direito inferior deste site!)