Conexão Digital
Será que está na hora de contratar uma agência de marketing digital ou montar uma equipe?

Todo empreendedor sabe que hoje a presença digital é uma das chaves para ter um bom negócio. Para além das redes sociais, estar presente online significa ter um site atrativo, oferecer conteúdo e soluções aos consumidores, manter contato frequente com eles e com o mercado para estar sempre bem informado. 

Muitas pessoas começam seu empreendimento com poucos recursos, fazendo a maior parte das coisas por conta própria ou com serviços temporários de freelancers, principalmente na parte de marketing digital. Na maioria das vezes, os resultados demoram a chegar, e podem não alcançar o que foi planejado. Nesse momento, é importante se perguntar: será que está na hora de contratar uma agência?

Por que contratar uma agência digital?

Sustentar uma marca no meio digital não é tarefa simples. Requer conhecimento do nicho de mercado, planejamento das estratégias e campanhas, avaliação dos resultados e constante atualização das novidades da área. Uma equipe da própria empresa ou um freelancer são capazes de realizar essas tarefas, mas encontram alguns impedimentos que não acontecem em uma agência digital. 

Construir uma equipe interna demanda grande dedicação no início. Antes de tudo, é preciso conhecer a área do marketing, para saber que tipo de profissionais contratar - designer, social media, redator, analista - e quais serão mais adequados. Depois, é necessário encontrar esses profissionais, fazer as entrevistas, selecioná-los e treiná-los sobre o funcionamento da empresa. Além disso, os custos envolvem o salário de cada profissional, assim como benefícios, impostos e recursos para exercer o trabalho, como local e equipamento. 

Para o empreendedor que não tem os recursos financeiros nem o tempo necessário, montar uma equipe interna não parece ser a melhor solução. Visando economizar tempo e dinheiro, muitas empresas recorrem a freelancers.

Com esses profissionais, as únicas demandas do empreendedor são encontrá-los e passar as necessidades da empresa. A princípio. Para trabalhos pontuais, freelancers são uma ótima escolha, pois realmente é uma grande economia em diversos aspectos. Porém, a presença digital é algo que precisa de manutenção regular. Por trabalhar sozinho, o freelancer leva mais tempo para realizar as ações, e pode não dar a devida atenção que a marca precisa. Além disso, se o freelancer não estiver disponível em casos de emergências, que precisem de reparos imediatos no site ou em publicações e anúncios, não há outra pessoa que possa resolver o problema. 

Uma agência digital supre todas as necessidades que uma equipe interna e um freelancer tem dificuldades em cumprir. É fato que o empreendedor tem o esforço de encontrar a agência que considere melhor, além de ensinar as necessidades da marca, mas as facilidades proporcionadas por uma agência compensam esse trabalho inicial. 

Em primeiro lugar, o único custo em contratar uma agência digital é o valor acordado por mês. Uma das principais funções da agência é fazer com que o cliente não se preocupe com nada: a agência já tem todos os profissionais necessários, bem capacitados e atualizados, conta com uma equipe sempre à disposição, e tem a experiência de mercado para entregar bons resultados. A agência é quem pensa as campanhas, monta as estratégias, monitora as mudanças do público, soluciona eventuais crises, sempre focada no que a marca precisa. 

Também é tarefa da agência solucionar quaisquer tipos de problemas com o funcionamento e desempenho das campanhas nas plataformas digitais como Google, Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, YouTube e tantas outras. 

A única exceção se dá para empresas de um porte muito grande, com diversos setores, filiais e colaboradores. Nessas grandes corporações, cabe avaliar a criação de um departamento de marketing, onde poderão ser contratados profissionais para cargos como diretor, gerente, assistente e demais cargos já mencionados. Grande empresas, multinacionais e sociedades anônimas são suscetíveis à criação de setores específicos de marketing e também publicidade. 

Para a ampla maioria das empresas privadas, entidades, sindicatos e organizações sem fins lucrativos, vale mais a pena contratar uma agência digital, pelo conhecimento, possibilidade de retorno e segurança na realização de todos os serviços. 

Quer melhorar sua presença digital, criar seu site ou sistema próprio? Conte com a EquipeDigital.com! 

A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48) 3233-0606.