Conexão Digital
Pilares para se destacar nas redes sociais


Conheça sua Persona 


A primeira coisa que toda empresa deve ter em mente antes de iniciar sua gestão de mídias sociais é conhecer bem a sua Persona. Isso porque, a linguagem das redes sociais difere muito de acordo com cada persona, e pode até ter diferença em relação a qual mídia social sua empresa irá utilizar. 


Por exemplo, se sua empresa tem um público mais jovem, o Facebook talvez não seja a melhor opção para conquistar seus clientes, pois essa persona costuma utilizar mais o Instagram e Twitter - veja, aqui não estamos falando em descartar o uso dessa rede, apenas usar uma estratégia diferente para ela. Uma estratégia interesse para o Facebook, nesse caso, seria produzir conteúdos para pessoas mais velhas que possam influenciar o seu público final.


Isso mostra que, é muito importante conhecer o seu público. Qual a rede que o seu público mais se engaja? Qual a linguagem que sua empresa deve utilizar para conversar com esse público? São questões indispensáveis para fazer uma boa estratégia de marketing digital. 


Não haja sozinho ou com a ajuda de uma agência digital sem conhecer as suas personas bem como fazer um bom estudo da sua concorrência. 


Cuidado com a gramática 


Independente do público, não é aceitável que uma empresa publique um texto com erros de português. Claro que pequenos erros - muitas vezes de digitação -  acontecem, mas é importante tomar cuidado! 


Antes de publicar qualquer coisa, faça uma revisão do seu texto pelo menos duas vezes e, se possível, peça para que outras pessoas também o revisem. Isso porque, o redator pode não perceber alguns erros, devido a quantidade de vezes que já leu o texto. Quando outra pessoa faz a revisão, a leitura é mais atenta e pode identificar erros ortográficos que antes não haviam sido identificados. 

Identificação 


O seu conteúdo tem que causar identificação do seu público. Retomando o conceito de persona, o seu conteúdo tem que atingir essa persona.  É importante, ser transparente com seu público. Não adianta querer passar uma imagem que a empresa não tem. Isso se relaciona com a identificação. Ela vai além de usar a mesma linguagem que seu público. O público precisa saber que a sua empresa tem uma cultura com a qual ele se identifica. 

Horizontalidade


A inserção das redes sociais trouxe também uma nova maneira das empresas se relacionarem com o consumidor. Hoje, além do que a empresa diz que é importante, o cliente pode dizer o que gostaria que a empresa fizesse. Por isso, é importante que o social media da empresa saiba que, é necessário ter empatia e saber ouvir a demanda do consumidor. 
Além disso, é importante saber que o seu cliente, ao interagir com sua empresa por meio das redes, ele espera uma resposta rápida. Visto que, se ele não tivesse pressa, poderia ligar para a empresa ou enviar um e-mail. Por isso, é importante dar atenção ao seu consumidor, mostrar que sua empresa está atenta aos desejos dele. 

Real time 


Todos sabem que o tempo na internet é muito rápido. Por isso, é uma estratégia interessante para a empresa estar atenta ao que está acontecendo nesse universo a todo momento. Isso porque, caso sua empresa tinha um conteúdo programado para certo dia, e exatamente nesse dia um meme viraliza, a chance de menos pessoas verem o seu conteúdo é alta. Isso acontece, por conta dos algoritmos que priorizam o que está sendo mais falado naquele momento.  

Conversão 


Por fim, mas não menos importante, a conversão. A conversão é o momento mais importante da sua estratégia. O marketing digital tem dois objetivos: O primeiro é branding - posicionamento de marca - e o segundo é conversão de leads - vendas. 


A grande maioria das empresas, ainda mais quando são empresas menos conhecidas, tem mais interesse na venda do produto ou serviço. Então, é importante que a sua estratégia de marketing digital seja ou o primeiro ou o último passo para que sua empresa faça a venda do seu produto. 


Por isso, o seu conteúdo, além de respeitar os algoritmos, precisa atrair o seu ciente para comprar de sua empresa. De nada adianta uma arte linda, se essa não combina com a legenda e não atrai o seu público. 
Haja em todos os canais.


Embora estejamos tratando aqui de redes sociais, é preciso relembrar que marketing digital não é resumido apenas as plataformas mundiais de redes sociais. É importante que sua empresa ou projeto atue também no Google, com digital influencers, além de produzir conteúdo para o seu website institucional. Agindo somente nas redes sociais uma empresa está deixando de aproveitar outros canais de alta atração de clientes. 


Vamos conversar sobre o seu projeto?

Desde 1997 trabalhamos com projetos de internet e já auxiliamos mais de 1.000 empresas em projetos de Sistemas WebSites e campanhas de Marketing digital.

Entre em contato conosco para uma conversa sem compromisso para seu projeto. Mas antes, dê uma olhada em 2 de nossos cases de sucesso na gestão de campanhas de marketing digital.