Conexão Digital
Growth Marketing: o que é e qual a diferença para o marketing tradicional?

Você sabe o que é o Growth Marketing e para que ele serve? Sabe como implementar na sua empresa essa estratégia de maneira efetiva?

Neste artigo a Equipe Digital.com te mostra como planejar e colocar em prática.

 

Growth Marketing: o que é e para que serve? 

Também chamado de Marketing de Crescimento, essa estratégia visa não só a captação de novos leads mas também a manutenção dos que já fazem parte da cartela de clientes com a finalidade de manter a receita da empresa. Fidelizar os clientes já convertidos também é importante. Sendo uma variação do growth hacking que, nada mais é que um conjunto de estratégias (ou uma mentalidade) voltadas para o crescimento acelerado da empresa, usando como base dados, hipóteses, testes e avaliações empíricas, seu foco é em crescimento ágil, aquisição e retenção

 

Marketing Tradicional Vs Growth Marketing

O que diferencia o Marketing de Crescimento do Tradicional é a maneira como cada um atua. O primeiro tem como foco principal o crescimento exponencial da empresa usando como base hipóteses e testes, ou seja, para que o Growth Marketing possa ser aplicado, uma estratégia precisa ser criada, planejada e colocada para teste. 

Já o Marketing Tradicional usa de caminhos já testados e comprovados para agir. 

Para que inovar se meu colega testou e funcionou? Esse pensamento pode ser bom, às vezes, pois previne que uma tentativa nova dê errado e os resultados não venham, mas ao mesmo tempo impede a empresa de inovar e testar algo novo que tem grandes chances de dar certo e trazer resultados. 

 

Ferramentas para usar com o Growth Marketing

Para que o resultado dos testes realizados no Marketing de Crescimento sejam efetivos, o profissional deve usar e abusar de ferramentas que o permitam gerenciar várias informações ao mesmo tempo, além do fato de precisar ter acesso aos dados necessários para entender se a ação deu certo ou não e formular novos testes. As mais importantes são:

 

  • Google Analyitcs: Essa plataforma permite que você monitore o desempenho dos anúncios que são apontados para o seu site por tráfego pago e estratégias de Search Engine Optimization (SEO) que trazem tráfego orgânico;
  • Google Tag Manager: este te permite uma maior análise das métricas, de maneira mais aprofundada e profissional; 
  • Pesquisa NPS: O NPS (Net Promoter Score) permite que você veja se a sua estratégia está agradando as pessoas através das pesquisas de satisfação. É muito importante não ignorar essa etapa pois ela direciona você diretamente para seu público-alvo de maneira efetiva;
  • Ferramentas de automação e análise de dados como o RD Station Marketing e RD Station CRM.

 

Dicas para criar um Growth Marketing efetivo

Aproveite o Timing!

Ter um planejamento de longo prazo é sempre importante, mas quando a estratégia visa o crescimento exponencial rápido da empresa, é preciso que o profissional esteja sempre pronto para aproveitar as oportunidades que possam surgir e logo em seguida, ficarem obsoletas em poucos dias. 

Otimize o atendimento do seu cliente!

Estar atento às reações do seu público garante que suas ações e estratégias sejam pensadas de maneira muito mais assertiva, visto que você ouviu o que o seu cliente quer. Não há milagre que possa ser feito em anúncios, artigos e publicações se o atendimento, o produto ou serviço é péssimo. 

Use a análise dos dados com sabedoria!

Se você recebeu o relatório de desempenho e viu que publicar certo tipo de conteúdo em uma plataforma não gerou tanto resultado quanto o post que foi feito em outro formato falando do mesmo assunto, por que insistir? Ter visão estratégica e saber usar as informações que você consegue captar nos testes é imprescindível para obter sucesso. 

Fique de olho nas ações dos seus concorrentes!

Ficar atento às estratégias que empresas concorrentes estão utilizando para alcançar resultados bons também faz parte de uma visão estratégica que pode ajudar você a criar um mapa de ação muito melhor. Não se trata de copiar e sim, de aperfeiçoar as suas próprias decisões com base em outra efetiva. 

Lembre-se que o seu cliente em potencial certamente está avaliando contratar a sua empresa ou o seu concorrente. Saia na frente e apresente todos os pontos necessários para que o seu concorrente tenha menos chances do que você!

 

Quer melhorar sua presença digital, criar seu site, sistema ou aplicativo próprio? Conte com a EquipeDigital.com! 

A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação, tecnologia e campanhas de Marketing Digital para micro, pequenas e grandes empresas e instituições ligadas aos governos. 

Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48) 3233-0606 ou clique no ícone no canto inferior direito da página.