Conexão Digital
O uso do SMS pode ser a solução para o problema da sua empresa

Em outubro o Sul de Santa Catarina foi atingido por um tsunami meteorológico (uma espécie de onda gigante), que provocou a morte de uma criança e deixou um rastro de destruição em vários municípios daquela região. Em 2015, o Oeste do estado foi castigado por um tornado. Quem trabalha com tecnologia sempre pensa de que forma os estragos poderiam ter sido amenizados assim como a perda de uma vida humana, evitada.

Uma opção, simples, seria o envio de mensagem por celular ou Short Message Service (SMS), que independe de conexões com a internet, à população do local com risco de ser atingido por fenômenos como: tempestades, furacões, alagamentos ou mesmo tsunamis, como o que assolou o litoral sul catarinense.

De que forma? Por meio de um sistema de alerta de SMS interligado aos radares meteorológicos do estado, em Lontras e Chapecó (este com previsão de início de funcionamento em 2017). A Defesa Civil de Santa Catarina já afirmou que ambas as estruturas ainda não cobrirão a totalidade do território catarinense e que trabalha com o projeto de um terceiro radar, móvel, para cobrir as áreas fora do alcance das estruturas, como no Sul.
Veja as imagens captadas pelo radar de Lontras.

 

Salvando vidas

A integração que pode salvar vidas e reduzir perdas na cidade e no campo depende, no momento, da boa vontade das operadoras de telefonia, de acordo com o secretário da pasta, Rodrigo Moratelli. Em entrevista à imprensa de Florianópolis, ele lembrou que as operadoras não estão respeitando a Lei Federal número 12.983/2014, que dispõe sobre o gerenciamento em áreas de risco e prevê o uso de alertas via SMS.
Veja o que diz a Lei 12.983/2014.

A estimativa da Defesa Civil é que no próximo ano Santa Catarina tenha 100% de cobertura de radares meteorológicos. A solução para um problema com a dimensão desse com os fenômenos naturais pode ser a mesma para os problemas que impedem o seu negócio de alavancar, incluindo a implementação de uma plataforma com SMS.

 

Aplicações comerciais para sua empresa

A integração com mensagens de SMS e processos pode ser também aplicada a empresas. Conheça o trabalho que a EquipeDigital.com realizou com sua plataforma delivery com SMS para O Yoshitake Sushi Delivery e Cactus Delivery, que gerou mais autenticidade e confiança para os pedidos de compra e entrega das empresas.

Além das funcionalidades de autenticação de pedidos e entregas, o sistema ainda conta com um registro de dados de insumos mais consumidos e produtos mais vendidos dando ao gestor da empresa mais dados para a compra de produtos, estratégias para promoções e inúmeras formas para atingir melhor os objetivos da empresa. Conheça mais sobre o sistema de delivery com SMS.

Nós queremos ouvir o seu problema e propor a solução mais eficiente e eficaz.

Vamos conversar?

 

Autora: Jornalista Fabiana de Liz, com informações da Infomoney e CNBC.