Conexão Digital
Inteligência Competitiva para projetos e sites

    Desde a análise de mercado, passando pela avaliação de um modelo de negócios e a aplicabilidade do planejamento para a empresa, a utilização da Inteligência Competitiva (IC) dá a percepção mais precisa para oportunidades, riscos e ameaças, para que seja feita uma estratégia competitiva embasada.

    Oriundo da ciência da administração de empresas, este conceito já é amplamente utilizado por grandes corporações, que dedicam departamentos inteiros à avaliação do mercado como um todo. Já existem profissionais especializados e entidades como a Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (Abraic) e a Society of Competitive Intelligence Professionals (SCIP).

    O que mais se busca na IC é a pró-atividade, para antever cenários de dificuldades e/ou projeções para futuras ampliações de ação e outras estratégias para permanência no mercado e também crescimento sustentável. Na gestão de empresas é comum o comportamento reativo, onde se espera ocorrer uma dificuldade para se buscar a solução. Com a Inteligência Competitiva, este comportamento é minimizado, dando lugar ao planejamento, antevendo situações e suas respectivas soluções mais indicadas.

    Pontos importantes levantados pela Inteligência Competitiva

    - Prever movimentos da concorrência e mover ações para minimizar os impactos;

    - Perceber, no mercado, oportunidades ou ameaças nunca avaliadas pela empresa;

    - Fazer planejamento em longo prazo para um bom planejamento estratégico;

    - Não depender dos próprios erros, mas perceber os erros que a própria concorrência tenha cometido;

    - Perceber de forma mais precisa a repercussão das próprias ações perante o mercado;

    - Tornar o modelo de negócios cada vez mais sustentável e perene.

    Em projetos de internet, é comum o postulante e empreendedor ser tomado pela onda de grandes projetos que deram milhões - quando não bilhões - a seus criadores. Muitas vezes, os empreendedores se esquecem que um negócio de internet é como outro qualquer, com contas a pagar, contas a receber, funcionários e outros detalhes normais de quaisquer projetos. Não há solução mágica neste maravilhoso mundo da internet, apenas muito planejamento e esforço, que são fatores cruciais para o sucesso de um projeto web.

    Independente de quem seja contratado para prestar uma assessoria de IC para o seu projeto, analise criteriosamente esta necessidade e não deixe de incluir este investimento no seu plano de negócios. Quanto mais ousado é o projeto, mais precisa ser planejado, para minimizar riscos e ameaças à sua sustentabilidade.

    Como a EquipeDigital.com pode assessorar você e sua empresa a usar a Inteligência Competitiva para o benefício do seu negócio

    Na EquipeDigital.com, com vasta experiência na assessoria a empreendedores que querem montar seu projeto web, costumamos prestar uma breve assessoria de Inteligência Competitiva, independente do tamanho do negócio. Desta forma, não atendemos o cliente apenas para captar os requisitos do projeto e montar um orçamento sem compromisso, mas também para entender sua proposta, seu modelo de negócios e avaliar em conjunto se sua proposta é sustentável. Após a contratação, buscamos trabalhar como parceiro do cliente, pois o sucesso de seu projeto será o sucesso de nossa empresa.

    Mais do que apenas desenvolver o site ou sistema para a empresa contratante, dedicamos algumas horas para a assessorar seu negócio. É muito menos impactante para o tempo e o bolso do cliente se um erro de mercado for detectado no planejamento do projeto do que após a sua implementação. Há toda uma cadeia de ações que demandam muito tempo, capital e principalmente esperança da parte do empreendedor. Avaliar exatamente como, se e quando os motores serão ligados, é crucial para qualquer projeto, seja dentro ou fora da internet.

    Quer melhorar sua presença digital, criar seu site ou sistema próprio? Conte com a EquipeDigital.com! 

    A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

    Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48) 3233-0606.