Conexão Digital
05/04/2018
Como escolher uma agência de marketing digital em Florianópolis?

Preparamos este artigo para você entender alguns dos requisitos importantes durante a escolha de uma boa agência digital para trabalhar em suas campanhas de marketing digital, com o objetivo de alavancar suas vendas, manter a presença digital de sua empresa ou projeto, e atingir os seus objetivos sem você ter que esquentar a cabeça.

 

Mas afinal, o que é uma agência digital?

Uma empresa que se autointitula como Agência Digital é uma empresa que se propõe a trabalhar com serviços para divulgar empresas, serviços e produtos no ambiente da Internet (online), com algumas poucas atividades fora da web (offline). Entretanto, as agências digitais têm trabalhado cada vez mais com estratégias “offline” e as agências de publicidade convencionais têm criado divisões especiais para estratégias digitais “online”. Muitas, já trabalham com o termo “inline”, ou seja, significa que elas não restringem mais ações em ambos os veículos.

São muitos os motivos para contratar uma agência digital, seja para micro, pequenas e grandes empresas, que buscam os resultados que as agência digitais podem trazer para a divulgação, venda e relacionamento com os clientes. 

Foco e Habilidade

Espera-se que uma agência digital trabalhe, predominantemente, com serviços de publicidade e estratégias que utilizem recursos da web. Por conta disso, dê preferência por escolher empresas que são tradicionalmente experientes na Internet. Existem também algumas empresas de publicidade e marketing que trabalharam anos com estratégias fora da Internet e apenas nos últimos anos foram “forçadas” a migrar para esse meio de comunicação.

Trabalhando com uma agência digital que tem a expertise da Internet, você sai na frente, pois os profissionais já estão calejados com os costumes e etiquetas digitais há anos.

Dê preferência por escolher empresas que tem o foco na Internet.

Credibilidade e comprometimento

Como em todos os mercados e nichos específicos, trabalhar com uma empresa que possui mais tempo de atuação e credibilidade lhe trará mais tranquilidade, pois os profissionais terão experiência e foco nos resultados, pois já trabalharam para outras empresas e vários segmentos com objetivos diversos.

Conhecimento em marketing tradicional e vendas também é um requisito importante. O marketing digital que ganhou visibilidade por conta da popularização da Internet, das plataformas de anúncios digitais do Facebook AdsGoogle Adwords, Google Meu Negócio e de outros canais, nada mais é do que estratégias de marketing tradicional. Em resumo, o termo digital só foi incluído ao marketing para determinar que as estratégias são eminentemente no meio digital.

Exceto este detalhe, as estratégias utilizadas são muito antigas e servem de base para todas as ações.

Não se esqueça de que boa tarde do trabalho com marketing digital é relação com o seu consumidor. Para isso, é importante que a agência digital contratada saiba como gerenciar e responder feedbacks de clientes em redes sociais e outros canais em nome da sua empresa. 

Parceria, estratégia e empatia

É importante você levar em consideração que uma agência digital não é apenas uma equipe que você vai contratar, pagar e esquecer. Você deve considerar que uma agência digital ou de marketing digital é um parceiro estratégico do seu negócio. Em muitos casos, suas estratégias “offline” em seu ponto físico, escritório e filiais são determinadas pelas estratégias que surgem de propostas de sua agência digital.

Você, ou alguém de sua equipe, precisarão disponibilizar um bom tempo para trocar informações e decisões com os responsáveis por suas campanhas dentro da agência digital contratada. É necessário, sobretudo, reservar tempo também para reuniões periódicas e avaliação de estratégia para verificar ininterruptamente, pelo menos trimestralmente, os resultados e experiências alcançadas nas campanhas produzidas pela agência e seus membros.

Pense em uma agência como um parceiro e não apenas como um simples fornecedor de insumos para o seu negócio. Com o aumento galopante do uso da web em dispositivos móveis, do big data e das plataformas de marketing digital, é bem provável que sua empresa obtenha seus novos clientes e vendas predominantemente pelos meios digitais.

Por conta de tudo isso, é importante levar em consideração que você fará muitos contatos com a agência contratada e deve considerar a empatia com a equipe da agência como um requisito importante para a escolha que fará. Com muitas interações, é importante você gostar de se relacionar com a equipe que trabalhará para você. Comunicação e simpatia são requisitos essenciais para o sucesso desta parceria.

Inteligência Competitiva

Muitos gestores buscam em uma agência de marketing digital uma empresa para “fazer publicações e anúncios em redes sociais”, mas uma agência digital pode fazer muito mais do que isso.

Uma agência digital pode criar não só com esmero o site de sua empresa ou projeto, que é o principal canal para o seu negócio, mas também campanhas de marketing digital em canais como o Google (Google Pesquisa, Google Display, Google Remarketing etc), campanhas de redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter etc), eavaliar os pontos importantes que são gargalos para o seu negócio e vendas.

Não basta saber como anunciar, como aparecer no Google ou como montar um site. Uma agência digital deve diferenciar o seu negócio frente à concorrência.
Antes de qualquer atuação em anúncios e publicações, uma agência digital deve fazer uma boa pesquisa de concorrência, avaliar as “personas” que representarão os tipos de clientes que você tem ou deseja e avaliar até mesmo a precificação dos seus produtos e serviços.

Na EquipeDigital,com já avaliamos as ações em várias empresas e, em alguns casos, chegamos a orientar os nossos clientes a alterar inclusive o preço de seus produtos, adicionar brindes ou mesmo apresentar de forma diferente os produtos e serviços. A intenção é destacar e diferenciar os produtos de sua empresa frente a concorrência, seja em estratégias de Internet ou em ações simples no meio convencional, até mesmo em seu escritório ou loja. 

Em muitos casos, a proposta de valor de sua empresa é ajustada por orientações que surgem de estratégias propostas pela agência digital.

Equipe

Procure escolher empresas e não profissionais liberais. Na EquipeDigital.com, atendemos, pelo menos, três empresas semanalmente que estão à procura de uma nova agência, após terem péssimas experiências com autônomos que se propuseram a fazer um serviço mas trabalhavam sozinhos, sem apoio de uma equipe.

Não contrate freelancers para projetos de internet que se fazem passar por empresas, mas no fim são um “exército de um homem (ou mulher) só”. Basta o profissional tirar férias para que sua campanha caia por terra.

Uma equipe básica para um bom projeto de marketing digital deve ter um gestor que coordenará a equipe e fará o atendimento, um social media para parte de interação por comentários e mensagens com suporte a outros profissionais, um content writer com redação de conteúdo relevante para as personas que fazem parte do seu público, um designer para diagramar os seus anúncios e padrões de publicação, e um web analytics que fará os relatórios e avaliará as métricas que são objetivadas nas ações de marketing digital.

Lembre-se: você precisa de uma equipe e não de apenas de um profissional!

Portfólio

Avalie o portfólio da agência digital e os depoimentos dos clientes atuais para averiguar como a agência trabalha para diversos segmentos.

Não confie em depoimentos simulados, sem o nome inteiro dos clientes da agência. Em geral, depoimentos reais incluem o nome inteiro de algum representante da empresa que possui em seu site corporativo o nome do gestor que fez o depoimento.

Analise com calma os cases de sucesso de marketing digital e visite os canais gerenciados pela agência. 

Para estratégias de outbound marketing (foco maior em anúncios), inbound marketing (foco maior em conteúdo), ou a mescla das duas estratégias, é preciso que a agência tenha boa experiência para lhe apresentar resultados alcançados para outros clientes.

Vamos conversar sobre o seu projeto?

Depois de mais de 20 anos de experiência em projetos de internet para empresas de Florianópolis, Santa Catarina e alguns projetos em outros estados e países, podemos dizer tranquilamente que nossa agência tem ampla capacidade para criar e gerir campanhas que destacam as marcas, produtos e serviços de nossos clientes neste ambiente cada vez mais competitivo.

Seja para a criação de sites, desenvolvimento, suporte e manutenção de sistemas, ou campanhas de marketing digital, nossa equipe pode auxiliar você a aumentar sua venda e a atrair mais clientes.
Sem compromisso, podemos agendar uma reunião em sua empresa ou no nosso escritório para conversarmos sobre o seu projeto. Preencha o formulário do nosso site, ligue para (48)3233-0606, ou envie mensagem por Whatsapp para (48)99666-5444 para agendarmos um café e conversarmos sobre como podemos auxiliar a sua empresa na Internet.