Conexão Digital
24/05/2017
O Google Lens vai mudar sua vida e você não viverá mais sem ele

Foto à esquerda: Helton Simões Gomes/G1.

Com a mesma inovação prometida pelo gigante do Vale do Silício para o Google Glass, óculos interativo que acabou não vingando, o Google lançou neste último dia 17 de maio o Google Lens. A apresentação foi feita pelo CEO Sundar Pichai

Trata-se de uma inteligência artificial que permitirá que a sua câmera do smartphone leia e interprete tudo que for captado.

Inicialmento disponível apenas no Android, sistema operacional do próprio Google, esta IA poderá revolucionar vários campos da vida humana, seja para um cego ser informado sobre o que o celular está vendo por ele, para você conhecer o menu do restaurante que você está apontando o celular ou mesmo para você saber qual o tipo de espécie de planta ou animal está sendo fotografado por seu celular.

A realidade aumentada também está compatível com o Google Lens, sendo que você poderá apontar para um estabelecimento e ver algumas informações como classificação no Google Meu Negócio, comentários de clientes, fotos internas e outras informações.

 

Mudanças na forma de pesquisa e no Marketing Digital

O mundo nunca mais será o mesmo! Isso pode parecer exagero, mas não é.

Muitas pessoas deixarão de apenas digitar uma séria de combinações de palavras-chave para procurar por algo no Google. Neste caso, usarão apenas a câmera para apontar para algo que querem achar algo similar. A busca por imagens ocorrerá cada vez mais e num ritmo exponencial.

Como o Google Lens terá acesso facilitado à “ficha” de empresas e profissionais, a importância das avaliações no Google, Facebook, TripAdvisor e outras plataformas, será cada vez mais importantes a pesquisa por imagens. Isso porque o acesso a esta informação estará escancarado na primeira opção quando o usuário usar o smartphone para saber a reputação de uma empresa na Internet.

De certa forma, o Google Lens mudará drásticamente até mesmo o próprio Marketing Digital e na forma como as pessoas anunciam no Google Adwords, constroem sites e sistemas.

Esta mudança mudará a forma como todos anunciarão na Internet e das ações para melhorar o posicionamento de uma marca ou produto na internet.

Fique atento pois logo o Google incluirá este recurso nas atualizações do Android e veremos muitas coisas mudarem em nossa forma de interagir com as marcas e com as pessoas.

 

Revolução na forma de captação de tratamento de fotos

Com o Google Lens os algorítimos do Google poderão melhorar de forma automatica a qualidade e visibilidade das imagens, seja as captadas pela câmera ou mesmo as da galeria de imagens.

Um dos exemplos apresentados pelo CEO do Google foi captar uma imagem de um jogo através de um alambrado. O Lens vai automaticamente remover a grade da imagem pra deixá-la mais limpa e por consequencia facilitar a pesquisa na internet. Algo similar ocorrerá com fotografias com baixa luminosidade, quando o Lens realçará os detalhes para melhorar a qualidade.

 

Veja abaixo vídeo da apresentação do Google Lens


Quer criar ou melhorar a presença digital de sua empresa ou produto na Internet?
Entre em contato com a gente e vamos tomar um café para falarmos sobre o seu projeto.

 


Vicenzo Berti - EquipeDigital.comVicenzo Berti é sócio da EquipeDigital.com e trabalha com internet desde o milênio passado. Já trabalhou com vários projetos digitais no Brasil, em Portugal, Canadá, outros estados brasileiros e principalmente em Florianópolis/SC, onde reside. 

 

Leia também:
-
Quer destacar sua empresa em meio à crise?
- Como aparecer no Google
- 10 tendências de Internet e empreendedorismo para 2016
- Inteligência competitiva para projetos e site
- Veja o que o Inbound Marketing pode fazer pela sua empresa!