Conexão Digital
Projeto Inovador da UFSC, com sistema desenvolvido pela EquipeDigital.com, inicia fase de implantação em outros estados

    No dia 17 de julho foi realizada uma reunião no Centro Universitário Ritter dos Rei (UniRitter), em Porto Alegre, RS, com a presença da coordenadora e do consultor ad hoc da equipe Mapa Estratégico da Educação Superior (MEES), professora Angela Cristina Corrêa (UFSC) e professor Vitor Francisco Schuch Júnior (UFSM), respectivamente, e representando a UniRitter, o chanceler professor Flávio D’Almeida Reis.

    A pauta da reunião foi o convite ao Centro Universitário para integrar o rol de instituições de educação superior – IES Piloto, que farão parte da implementação experimental do software denominado Sistema Informacional de Gestão Integrada do Mapa Estratégico da Educação Superior (SIGMEES). O professor Flávio demonstrou interesse na participação como IES Piloto do SIGMEES, no entanto, ressaltou que discutirá a viabilidade com o reitor e a equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento da Instituição. A coordenadora do MEES, professora Angela, salientou a importância da implementação iniciar no mês de agosto para cumprir o cronograma da pesquisa, financiada pelo edital Pró-Administração da Capes.

    Mapa Estratégico da Educação Superior

    O Mapa Estratégico da Educação Superior é a denominação de um sistema de gestão integrado para a administração de Instituições de Educação Superior(IES). Foi modelado para a operacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de IES brasileiras.

    A metodologia MEES se constitui em uma inovação científica e tecnológica à administração de Instituições de Educação Superior (IES). A inovação científica integra os seguintes elementos: sua concepção, arquitetura, configuração do mapa estratégico da educação superior e plano de implementação. A inovação tecnológica o site/software de suporte denominado Sistema Informacional de Gestão Integrada do Mapa Estratégico da Educação Superior (SIGMEES).

    O sistema de gestão integrado ora proposto tem a denominação da representação visual da sua arquitetura com o propósito de criar a consciencia estratégica. Sob este prisma a ferramenta MEES é tão importante quanto a totalidade dos elementos que constituem o sistema de gestão integrado.

    O projeto Mapa Estratégico da Educação Superior (MEES) fundamentado em um sistema de gestão integrado: uma proposta metodológica para a operacionalização do PDI, foi aprovado pelo edital Pró-Administração nº 09/2008 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação – cf. Publicação do Diário Oficial da União (DOU/Brasil) de 07/07/2009, seção 3, pág. 26.

     

    FONTES: 
    http://noticias.ufsc.br/2013/07/reuniao-uniritter-implementacao-piloto-sigmees/
    http://sigmees.com.br/noticias/25/Reuniao_UNIRITTER_Implementacao_Piloto_SIGMEES