Conexão Digital
Problema de rota de servidor DNS: porque todos acessam um site e eu não consigo?

    Imagine que você está navegando na internet e, de repente, justamente o site que você precisa acessar não funciona. Pior ainda se o site/sistema é o da sua empresa, que você usa diariamente. O culpado? Provavelmente, um servidor DNS com problemas. 

    NOTA IMPORTANTE: quase o problema de rota de DNS dificilmente tem a ver com a empresa que você contratou para desenvolver o seu site/sistema pois é um problema mais complexo da relação entre o servidor que o site/sistema está instalado e a sua conexão de Internet. 

    Neste guia completo, você encontrará as causas e soluções para esse problema, além de dicas para evitar que ele se repita.

    Causas:

    • Problemas com o provedor de internet: a causa mais comum é uma falha no serviço do seu provedor;
    • Servidor DNS sobrecarregado: o alto volume de tráfego pode sobrecarregar o servidor;
    • Configurações de DNS incorretas: erros na configuração do DNS no seu dispositivo ou roteador podem impedir a comunicação;
    • Malware ou vírus: infecções por malware podem corromper as configurações de DNS;
    • Alterações nos requisitos do site/sistema: migração de servidores, instalação de certificados de segurança, entre outras alterações realizadas no servidor;
    • Problemas de hardware: falhas no hardware do servidor DNS também podem causar problemas.

    Solução de problemas:

    1. Teste o mesmo site/sistema através de outra conexão (de outra empresa):

    • Alterne redes de acesso: desligue o Wi-Fi e conecte na sua rede de telefonia móvel (3, 4 ou 5G) e teste o endereço em questão;
    • Teste com um amigo, colega ou familiar: peça para alguém que esteja em outra rede acessar o site/sistema para que você possa avaliar se este é o problema. 

    Se por outra rede você consegue acesso ou outras pessoas acessam e você não, é muitíssimo provável que o problema seja na relação da rota de DNS do site/sistema e a sua conexão de internet!

    2. Inicialmente, verifique a sua conexão:

    • Reinicie o modem e o roteador: desligue os dispositivos por 30 segundos e ligue-os novamente;
    • Verifique se há cabos soltos: certifique-se de que todos os cabos estão conectados corretamente;
    • Teste a sua conexão de internet: acesse outro site ou aplicativo para verificar se a internet está funcionando.

    Se os itens 1 e 2 acima resolverem, tudo já está certo. Tenha clareza de que problemas de rota de DNS se corrigem naturalmente, pois os servidores e conexões estão interligadas. Normalmente o problema é resolvido de 24 a 72 horas depois de alguma alteração no servidor. 

     

    3. Entre em contato com a empresa que lhe fornece acesso à internet (cabo e Wi-Fi):

    Muitos dos problemas de rota de DNS são provocados por detalhes que são exclusivos das empresas que fornecem a conexão de casas e escritórios à Internet. Por isso, uma das providências principais é entrar em contato com a empresa que lhe fornece acesso a internet. Exemplos: Claro/NET, Vivo, Oi, MHNet, Unifique etc. 

     

    Mas, se você tem algum conhecimento avançado, pode realizar os passos a seguir.

    O problema com a rota de DNS é algo que acomete sobretudo empresas, agências, servidores e desenvolvedores que realizam alterações nos códigos e nos serviços de hosting mais vezes que os usuários dos sistemas e visitantes dos sites.

    O problema com a rota de DNS é algo que acomete sobretudo empresas, agências, servidores e desenvolvedores que realizam alterações nos códigos e nos serviços de hosting mais vezes que os usuários dos sistemas e visitantes dos sites.

     

    4. Verifique as configurações de DNS:

    • Acesse as configurações de rede do seu dispositivo: as instruções variam de acordo com o sistema operacional e dispositivo;
    • Localize as configurações de DNS: procure por opções como "Servidor DNS", "Endereço DNS" ou "Servidor de nomes";
    • Verifique se os endereços DNS estão corretos: você pode encontrar os endereços DNS corretos no site do seu provedor de internet;
    • Altere os endereços DNS: se os endereços estiverem incorretos, digite os endereços corretos e salve as alterações.

    5. Use um servidor DNS público:

    • Abra as configurações de rede do seu dispositivo: consulte o passo 4.
    • Altere as configurações de DNS para usar um servidor DNS público: existem diversos servidores DNS públicos disponíveis, como Google Public DNS (8.8.8.8 e 8.8.4.4) e OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220).
    • Salve as alterações e tente acessar novamente a internet.

    6. Limpe o cache DNS:

    • Abra o prompt de comando no Windows: pressione a tecla Windows + R, digite "cmd" e pressione Enter;
    • Digite o seguinte comando e pressione Enter: ipconfig /flushdns;
    • Tente acessar novamente a internet.

    7. Redefina as configurações de fábrica do roteador:

    • Localize o botão de reset no roteador: consulte o manual do usuário para obter instruções;
    • Pressione o botão de reset por 30 segundos: isso apagará todas as configurações do roteador;
    • Configure o roteador novamente: siga as instruções no manual do usuário.

     

    Dicas de prevenção para evitar problemas de rota de DNS:

    • Mantenha o firmware do roteador atualizado: o firmware é o software que controla o roteador. Atualizá-lo regularmente pode corrigir bugs e melhorar a segurança;
    • Use um software antivírus: um bom antivírus pode proteger seu dispositivo contra malware que pode corromper as configurações de DNS;
    • Anote os endereços DNS do seu provedor de internet: isso pode ser útil se você precisar alterar as configurações de DNS manualmente.

    Conclusão:

    Problemas com o servidor DNS podem ser frustrantes, mas geralmente são fáceis de resolver. Seguindo as dicas deste guia, você poderá identificar e solucionar o problema rapidamente.

    Observações:

    As dicas e soluções descritas neste guia podem não funcionar em todos os casos. Se você ainda estiver com problemas, entre em contato com o suporte técnico do seu provedor de internet ou solicite a assessoria para a agência digital que presta serviço de suporte e manutenção no seu site/sistema. 

    Está a procura de uma Agência Digital para desenvolver o seu site/sistema?

    A EquipeDigital.com é formada por profissionais da Tecnologia da Informação, do Design Gráfico e da Comunicação, que se complementam para oferecer soluções mais adaptadas aos benefícios que as novas tecnologias podem oferecer.

    Somando mais de 25 anos de experiência, muitos projetos foram desenvolvidos pelos profissionais da empresa, que já trabalharam para empresas e instituições nacionais e internacionais.

    A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

    Seja para fortalecer a sua marca, desenvolver um site/sistema, atrair novos clientes ou deixar sua relação mais forte com os atuais clientes, conte conosco. 

    Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48) 3233-0606 ou clique no ícone no canto inferior direito da página.