Conexão Digital
Loja Dominik: conheça o caso de sucesso da EquipeDigital.com

Com o intuito de destacar a Loja Dominik na região da Grande Florianópolis, a partir da venda de equipamentos e ferramentas das melhores marcas e com um excelente atendimento profissional, a EquipeDigital.com aplicou seus conhecimentos de marketing digital, sistemas e sites para o aprimoramento da presença digital da loja.

Entenda, neste artigo, como o caso de sucesso da Loja Dominik foi pensado e quais são suas marcas nas redes sociais. 

- Conheça a Loja Dominik;
- Personas;
- Parceria com a EquipeDigital.com;
- Visibilidade nas redes sociais;
- Anúncios;
- Presença digital ainda mais reforçada.

 

Conheça a Loja Dominik 

Atuando desde 1959 na comercialização de ferramentas manuais e elétricas, máquinas e equipamentos para uso nas atividades de jardinagem, carpintaria, mecânica, funilaria, construção civil, a empresa traz os melhores produtos para os seus clientes, oferecendo mais de 18 mil itens em sua loja.

Em 1999 foi instalada na propriedade outra empresa, a Domitek, uma extensão da Loja Dominik que, além de prestar assistência técnica para diversas máquinas e equipamentos, também faz a locação de equipamentos para uso profissional.

Além da sede em frente a Loja Dominik, a Domitek possui duas filiais, uma na SC-401 no norte da Ilha de Santa Catarina e outra em Santo Amaro da Imperatriz, cidade da Grande Florianópolis.

Na Loja Dominik você encontra tudo o que você precisa em um só lugar!

 

  

Personas 

Para melhorar o atendimento e proporcionar todos os equipamentos necessários aos clientes da Loja Dominik, a EquipeDigital.Com mapeou as principais personas da marca.

Personas são representações fictícias dos clientes ideais de um negócio, ou seja, o perfil de pessoas que fazem parte das segmentações de público de uma empresa.

No caso da Loja Dominik, todo o conteúdo produzido e os materiais vendidos têm foco nos profissionais da engenharia civil e mecânica, nos pintores, representantes de empresas de construção e empreiteiras, entre outros profissionais, além dos clientes que buscam materiais para uso doméstico.

 

 

Parceria com a EquipeDigital.com

Para valorizar o diferencial da empresa e promover uma transformação digital da mesma, priorizando a modernização da comunicação com os seus clientes, em 2018 a EquipeDigital.com lançou o website institucional da Loja Dominik.

 

Página inicial do site da Loja Dominik. Vemos na parte superior as abas de opções "Início" "Empresa" "Domitek" "Produtos" "Ofertas" "Notícias" e "Contatos". Na parte central da página aparecem as escritas "Aproveite as nossas super ofertas", ao lado de uma promoção de aspirador. A página é feita em cores brancas, vermelhas e verdes.

                                                                     imagem do site da Loja Dominik

O site apresenta uma lista com os produtos em ofertas especiais, uma página que contém todos os produtos disponíveis na loja, bem como uma área especial com diversas notícias e artigos destinados aos interesses das personas definidas na etapa de pesquisa das campanhas.

A equipe de desenvolvimento de Tecnologia da Informação (TI) da EquipeDigital.com desenvolveu em parceria com o setor de tecnologia da Loja Dominik um catálogo virtual de produtos com ligação direta com a base de dados local da loja. Sendo assim, todo o catálogo está integrado com a base de produtos do sistema interno da empresa.

Todo o site foi pensado para manter a identidade visual da Loja Dominik, então a marca e a tagline da empresa foram padronizados, contendo a mesma tipografia e também as mesmas cores já utilizadas pela loja, que foram adaptadas para o meio digital.

No site, os artigos noticiosos passam credibilidade e autoridade nos assuntos discutidos, com o foco sobretudo na indexação das páginas do site nos motores de busca, principalmente no Google.

 

 

O projeto também prezava pela uniformização visual das marcas da Loja Dominik e da Domitek, trazendo um aspecto contemporâneo para ambas, que já estão há muitos anos no mercado, garantindo um layout mais interativo para o público.

Uma aposta da EquipeDigital.com foi a proposta para a interação com os clientes através de um link direto para atendimento via Whatsapp, em que há a possibilidade de tirar dúvidas, realizar encomendas para empresas, entre outros suportes.

 

 

Visibilidade nas redes sociais 

Para reforçar as campanhas de marketing digital, a Loja Dominik ganhou novos canais nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube, com o intuito de fazer uma troca mais facilitada de informações com os seus clientes e publicar conteúdos destinados ao público da empresa.

 

                                   Páginas do Instagram e do Facebook da Loja Dominik

                                    Amostra de ações nos feeds da Loja Dominik no Instagram e Facebook

 

Nas redes sociais são publicados conteúdos periodicamente para o público almejado, sejam eles profissionais do setor que estão em busca de equipamentos de construção de qualidade ou então pessoas que necessitam de boas ferramentas domésticas para lidar com pequenos problemas diários em suas casas.

Com isso, a EquipeDigital.com auxilia a Loja Dominik, reforçando sua autoridade no setor e entregando de forma gratuita um conteúdo relevante, entendendo cada etapa do funil de marketing e de vendas para este cliente.

O marketing de conteúdo, ou seja, o inbound marketing, utilizado nas redes sociais da empresa, visa a divulgação dos produtos vendidos na Loja Dominik, bem como a promoção de dicas e ensinamentos destinados aos profissionais do ramo e àqueles que desejam aprender sobre.

O trabalho ininterrupto na redação de conteúdo relevante para as personas da marca faz com que mais de 47% da visitação do site seja oriunda de pesquisa orgânica no Google (Organic Search) e outros motores de busca, seguido de 21% de visitação a partir de anúncios e publicações em redes sociais (Social), além de quase 13% de anúncios no Google Ads (Paid Search), nas três campanhas mantidas para a empresa. Veja no gráfico abaixo.

 

                                                              Métricas do Google

 

Se você não trabalha com marketing digital pode estar se perguntando “mas por que isso é importante!?” Nós explicamos!

Quando mais conteúdo relevante e uma estratégia de link-building no site, mais a nossa equipe de marketing digital “ganha a simpatia” dos algoritmos do Google para que tenhamos um benefício em médio e longo prazo para a indexação orgânica do site do nosso cliente.

Veja abaixo o site da Loja Dominik presente na segunda posição na pesquisa por “loja de ferramentas em florianópolis”, sendo a página do Facebook da loja presente na quinta posição para a mesma pesquisa. 

 

                         "Loja Dominik" na pesquisa do Google

 

Tudo isso faz parte da técnica de branding. A EquipeDigital.com trabalha diariamente para que a Loja Dominik tenha uma identidade visual e de conteúdo, incluindo slogans, símbolos e assuntos que representem os serviços oferecidos aos trabalhadores.

A gestão de respostas a interações no Google Meu Negócio, Reclame Aqui  e redes sociais faz parte do serviço de social media e gestão de crise incluso no trabalho de gestão global de marketing digital.

 

 

Anúncios

A estratégia também conta com investimento mensal em Google Ads, aliado a estratégias de Search Engine Optimization (SEO), Outbound Marketing e Inbound Marketing presentes em notícias, anúncios e postagens que foram planejadas para aumentar as vendas da empresa.

Para a realização das estratégias de marketing digital, são definidas quais métricas podem ser utilizadas para medir os resultados das ações orgânicas e dos anúncios.

Com base em algumas métricas chave, a EquipeDigital.com apresenta à Loja Dominik trimestralmente os resultados alcançados para que fique claro o retorno do investimento (ROI) feito no período.

 

 

Presença digital ainda mais reforçada

Para aprimorar a presença digital e reforçar o posicionamento de mercado da Loja Dominik a EquipeDigital.com desenvolveu outras ações importantes:

  • Produção de branded-content em portal de grande visitação e visibilidade (G1 da Globo);
  • a produção de vídeos institucionais e webseries com o foco na história da empresa e o aniversário de 60 anos que se comemorou em 2019.

No branded-content, publicado em novembro de 2019 no Portal G1 da Globo, foi desenvolvida uma redação voltada ao reforço da marca, comemoração do aniversário da empresa, além do destaque para o vídeo institucional e web-série.

Leia o artigo completo no G1: Loja de ferramentas e máquinas completa 60 anos de história em Florianópolis.

Para a produção dos vídeos institucionais e websérie, a EquipeDigital.com trabalhou no briefing, roteiros e contou com a ajuda da produtora de vídeos Volo Filmes, de Florianópolis.

                                                                                                         

Vídeo institucional produzido para a Loja Dominik.

                                                                                                   

Vídeo produzido sobre a história da empresa.  

                                                                                                   

Exemplo de vídeo da web-série sobre a história da empresa

 

Toda a produção tinha como objetivo o reaproveitamento do material em estratégias de outbound e inbound marketing nas redes sociais e plataformas do Google. Assim, a presença digital da marca da Loja Dominik foi reforçada com um conteúdo comemorativo, atrelada a conceitos como qualidade, solidez e credibilidade. 

 

 

Conheça a EquipeDigital.com

Trabalhamos com projetos de Internet há mais de 20 anos e contamos com uma equipe especializada na criação de sistemas, sites e campanhas de Marketing Digital com Inteligência Competitiva para empresas e entidades governamentais.

Entre em contato com a nossa equipe para conversarmos sobre o seu projeto e obtenha resultados com uma agência digital de confiança!