Conexão Digital
Como aparecer no Google?

    Quem já não se fez esta pergunta? Essa questão está tão presente na Internet que alguns países estão discutindo leis antitruste, devido ao monopólio tanto do Google como de outros serviços de internet, como o Facebook. 

    Mas você está lendo este artigo não por que não gosta do Google, mas porque quer entender como os sites são listados neste buscador.

    Em geral, há duas formas de aparecer no Google: a listagem orgânica, também conhecida de natural ou gratuita; e as listas de links patrocinados (Google Ads), naturalmente pagas.

    Listagem orgânica ou natural (gratuita)

    É de certa forma um erro chamar esta listagem de gratuita, embora a listagem seja feita sem que se pague ao Google para aparecer (explicaremos mais à frente por que a listagem orgânica não pode ser manipulada diretamente). 

    Antes de mais nada, é preciso entender como funcionam os robots do Google. Eles estão 24 horas por dia e sete dias por semana vasculhando todos os sites da Internet. Escapam apenas os sites e diretórios que tem boas restrições ou se comunicam com estes softwares informando para que eles não indexem certos diretórios.

    O Google possui mais de mil servidores espalhados pelo planeta Terra. Isso tudo para agilizar a pesquisa de qualquer ponto do planeta que você estiver. Nestes servidores, são armazenados todos os arquivos dos serviços do gigante da Internet (GMail, YouTube, BlogSpot etc) e principalmente os robots de indexação dos sites. Estes robots nada mais fazem do que visitar os sites e indexá-los, formando uma listagem baseada em relevância de acordo com as palavras-chave que você digitou no campo pesquisar.

    Mas o que é relevância? Esta é a grande sacada do Google. Além de vasculhar a internet, a empresa criou um algoritmo que tem como maior função realizar uma análise rápida dos dados e informar quais sites são mais interessantes para você.

    À grosso modo, quem está no topo na listagem orgânica do Google? Várias estratégias de Search Engine Optimization (SEO) podem ser importantes. Seguem abaixo as mais essenciais. 

    1. O site ou página deve possuir itens de código dialogando com os robots

    Quem trabalha com Internet deve conhecer os requisitos que os robots adoram para conversar com eles, inserindo códigos no site para prepará-los e “falar a mesma língua” destes softwares. O cuidado nos metatags, no título da página, na description do site ou mesmo nas palavras-chave inseridas nos códigos são os pontos iniciais para dialogar com os robots. Pode-se dizer que, se o seu site for melhor em um dos pontos a seguir, por exemplo, ele nem precisa ser tão bem configurado nos códigos perante os robots pois cada vez mais o Google tem priorizado outros pontos.

    Este diálogo é tão estreito em muitos casos que nós, desenvolvedores de sites e sistemas, usamos inclusive uma metatag específica no código do site para falar diretamente com os robots.

    2. Quanto mais links espalhados pela Internet sendo apontados para a página ou site em questão, melhor

    Neste sentido, um termo é muito importante neste caso: a presença digital do site e página. Em geral, automaticamente os sites mais antigos possuem uma presença melhor, pois são indexados também por outros mecanismos de busca, portais de serviço, listas, parceiros e outros locais da Internet. Isso ocorre muitas vezes sem a participação do proprietário ou da empresa contratada para fazer o site.

    Entretanto, é possível dizer que isso pode ser melhorado forçosamente, buscando incluir na maior quantidade de links na Internet menções ao site para sua página ser melhor listada no Google. Mesmo que consiga milhões de menções, você precisa esperar, pois nada pode ser feito para agilizar a indexação feita pelos robots do Google. Calma e perseverança são muito importantes neste quesito.

    Neste quesito, a inclusão do site da empresa no Google Meu Negócio (GMN) é importante, pois insere de forma padronizada o posicionamento da sede ou filiais da empresa no Google Maps e também na pesquisa orgânica do Google. Em geral, para as pesquisas que incluem nomes de cidades, entre a listagem de anúncios e a lista orgânica é apresentado o mapa com os pontos de empresas que têm mais relevância em conjunto com o nome da cidade procurada. Não deixe de pedir ao profissional que fez o seu site para que ele insira sua empresa no Google Meu Negócio. É necessário validação por um código que é repassado ao telefone fixo ou móvel da empresa e, em alguns casos, esta validação é feita também via correspondência física enviada para o endereço da empresa.

    Além da possibilidade dos clientes fazerem avaliações da empresa, que devem ser respondidas pela organização ou pela agência digital contratada, nos últimos anos o Google lançou a possibilidade das empresas fazerem publicações em suas fichas do GMN, o que traz mais um canal de comunicação digital para as empresas que já possuíam contas na plataforma. Em geral, quanto mais se atualiza a ficha de uma empresa, e esta é avaliada pelos usuários, estará melhor indexada na lista orgânica do Google Pesquisa e no Google Maps. 

    3. Quanto mais visitas seu site tiver, mais será considerado relevante

    Apenas um dos pontos importantes, que isolado não leva a nada. Por exemplo: caso você dê uma entrevista em algum veículo de comunicação de grande massa como a TV, num horário nobre, em uma abrangência nacional e indicar a visitação de seu site, a enxurrada de visitas não só pode derrubar seu servidor como também aumentar significativamente sua relevância, pois seu site será visitado por uma quantidade imensa de dispositivos com IPs (Internet Protocol) diferentes. Vale ressaltar que a recorrência de visitação é muito mais importante do que picos de acessos, como o citado no exemplo acima. Manter o retorno de visitantes ao seu site, oferecendo conteúdo relevante para o público que você deseja conquistar, é a melhor estratégia.  

    4. Conteúdo

    Assim como nos códigos do site, os robots adoram conteúdo.

    Conforme passaram os anos, os algoritmos do Google foram aprimorados para dar cada vez mais importância ao conteúdo textual inserido dentro dos sites. Neste sentido, se for possível, invista mais nesse último ponto do que em todos os itens anteriores. Quanto mais conteúdo relevante você disponibilizar ao seu público, melhor será sua presença digital. Mas fique atento, pois estratégias de inbound marketing não dão retorno em curto prazo, e sim em médio e longo prazo.

    Por que você acha que escrevemos este texto? Claro que queremos explicar a você tudo o que prometemos no título, mas você está neste momento acessando o site dessa empresa e pode ser um dos nossos futuros clientes, se ainda não for. Caso nunca vá se tornar cliente da EquipeDigital.com, pelo menos nos deu uma visita ao site e ajudou os robots a identificarem esta página de forma positiva. Em outras palavras, enquanto nós estamos lhe ajudando a se informar sobre como aparecer no Google, você está nos auxiliando a melhorar a indexação do nosso site e torná-lo mais relevante na Internet. Por falar nisso, obrigado e ao mesmo tempo de nada!

    Um quesito interessante sobre as técnicas de SEO, que é levado em consideração pelo algoritmo do Google, é o tempo de leitura de uma página específica. Se você continua lendo este artigo e chegou até aqui, é sinal que deve ter levado em torno de dois ou três minutos de leitura. Até o final do artigo, você levará mais uns dois ou três minutos, o que soma no total de quatro a seis minutos de leitura. 

    Se o tempo médio de visita a este artigo for maior do que o restante das páginas do nosso site, isso será um “recado” importante para o algoritmo do Google Pesquisa, mostrando a ele que este artigo é relevante para você e muito provavelmente será relevante também para outras pessoas que pesquisam no Google algo similar aos termos “como aparecer no Google”, que é o título e tema deste artigo. 

    Em geral, a melhor coisa que você pode fazer para investir em conteúdo é contratar uma agência ou profissional de marketing digital para trabalhar com o conteúdo publicado em seu site e também nas redes sociais.

    Uma expressão muito utilizada atualmente é "o conteúdo é rei”. Muito provavelmente a importância do conteúdo é, e será por longos anos, o caminho para uma boa estratégia de marketing digital. Isso ocorre porque não se trata de uma estratégia do velho outbound marketing, em que apenas anunciamos um produto ou serviço, mas se trata de uma troca, onde o público contacta a empresa, pois consumiu um conteúdo interessante, para só depois pensar em contratá-la (inbound marketing).

    Invista em conteúdo e nunca se esqueça: o planejamento é crucial! Sem ele você não chegará a lugar algum. 

    Em 2021, o Google lançou uma atualização do algoritmo, Core Web Vitals, que prioriza, além do conteúdo, a experiência do usuário. Em geral, sites com uma melhor experiência, carregamento mais rápido e priorização da versão mobile ou versão responsiva para smartphones e tablets foram priorizados. Desta forma, é importante ter em mente que o algoritmo é alterado de tempos em tempos e, por conta disso, sites não devem ser considerados como plataformas perenes. 

    É importante aprimorar os sites de empresas, projetos e entidades, a fim de que respondam melhor a atualização do algoritmo do Google, caso a indexação seja um dos fatores maiores para obtenção de novos leads que possam se tornar clientes. 

    Erros de ergonomia e usabilidade, além do já citado tempo de carregamento da página, devem ser levados ao extremo para que o site ou uma página específica possa ser mais relevante para o público e, por consequência, ser melhor indexada no Google Pesquisa. 

    Os três pilares mais importantes do Core Web Vitals são: Largest Contentful Paint (LCP), First Input Delay (FID) e Cumulative Layout Shift (CLS), que apreciam e respondem respectivamente aos quesitos velocidade, interatividade e estabilidade visual. Em resumo, seu site precisa ser veloz no carregamento ao visitante, interativo com conteúdo relevante e publicado recorrentemente, além de ter uma estabilidade visual em todas as versões para computadores (desktop), no mobile para celulares (smartphones) e tablets, além de dispositivos como TVs (smart-tvs) e outros que possam surgir. 

    Como anunciar nos links patrocinados (Google Ads)

    O Google Ads (antigo Google Adwords) é uma ideia que surgiu de um funcionário (que atualmente é sócio deste produto) na época que a listagem do Google era apenas orgânica. Claro que um dia eles precisavam monetizar esta listagem, que hoje além dos links patrocinados também gera receitas com vendas de dados para grandes corporações do mundo todo.

    Para anunciar, basta ter um site ou perfil de rede social e fazer as configurações da campanha. Quando surgiu no início do Século XXI, o serviço de anúncios passou rapidamente a ser a maior fonte de receita da empresa, com mais de 90% de contribuição no faturamento geral.

    O serviço foi revolucionário, pois os anúncios só aparecem se o potencial cliente estiver procurando pelo que o anunciante vende e este, por consequência, só paga ao Google caso o interessado clicar no anúncio veiculado (Custo Por Clique ou CPC). Além disso, o Google Ads utiliza os algoritmos da busca orgânica para avaliar os sites dos anunciantes, fazer uma relação de custo por clique necessário, e então organiza uma espécie de leilão. Aparece no topo quem tem uma relação melhor entre pagar mais por clique e uma melhor relevância na página a ser visitada pelo público.

    Para quem tem uma verba de publicidade pequena, foi a redenção. Ao contrário de veículos tradicionais de comunicação, onde se paga sem garantia alguma de que seu público verá o anúncio, no Google Ads o investimento quase sempre dá retorno. E mais, há toda uma possibilidade de avaliação de métricas de quais palavras-chave e anúncios tiveram melhor desempenho.

    Os anúncios em links patrocinados no Google deram a possibilidade de que pequenas,  microempresas e até mesmo autônomos pudessem aparecer no mesmo nível de importância do que grandes corporações. De certa forma, se tornou rapidamente uma maneira mais democrática de publicidade.

    O Google nunca vai dizer isso publicamente, mas é sabido que o investimento em links patrocinados melhora substancialmente a indexação na listagem orgânica ou gratuita. Seja porque o site naturalmente passa a ter mais visitas (devido aos cliques oriundos dos anúncios), ou porque o Google tem mais retorno se o site do anunciante for mais visitado.

    Entre os recursos que surgiram depois do lançamento do Google Ads, ainda há a possibilidade de que os anunciantes veiculem suas campanhas na Rede de Display do Google Ads, com centenas de milhares de sites parceiros, grandes e pequenos, que oferecem espaços publicitários para os anunciantes da plataforma. Assim, através do Google Ads pode-se anunciar em grandes portais, além de sites do próprio Google como o YouTube, aplicativos e outras plataformas parceiras. 

    Se você quer anunciar, pode fazer isso diretamente com o Google, investindo apenas o valor de veiculação dos anúncios. Entretanto, caso queira focar seus esforços nos seus negócios, sugerimos contratar um profissional ou agência digital especializada para criar, gerenciar e aperfeiçoar sua campanha. Com isso, você pode contar com a assessoria de uma empresa para ficar atenta e principalmente manter seu site na primeira página da listagem de anúncios. Como se trata de um leilão, se você não aperfeiçoar sua campanha, fatalmente terá os anúncios rebaixados e terá menor retorno. 

    Quer melhorar sua presença online, criar seu site ou sistema próprio? Conte com a EquipeDigital.com!

    A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

    Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48)3233-0606.