Conexão Digital
Como anunciar na Internet?

    Há diversas formas de anunciar sua empresa, produto ou serviço na Internet. Apresentamos os diferentes tipos de publicidade online e os benefícios de cada um. 

    O alvo a ser atingido

    Em primeiro lugar, é importante pensar quem queremos atingir, para só depois escolher a melhor forma de publicidade online. Quanto mais segmentado for seu público-alvo, menos capital precisará investir e mais eficiente será a sua campanha.

    Defina um perfil, pense que tipo de interesse seu público tem na internet e some esforços neste segmento. 

    Anúncios tradicionais

    A forma mais tradicional são os anúncios comprados em portais de notícia e conteúdo. Estes portais têm espaços publicitários e, assim como nos jornais e revistas, cobram dos anunciantes um valor para a publicação dos anúncios. A negociação normalmente é feita com base na quantidade de impressões dos anúncios, que nada mais é do que a quantidade de vezes que o anúncio apareceu para o público.

    Este tipo de anúncio normalmente só é utilizado por médias e grandes empresas, pois quase sempre requer um volume de investimento maior do que outras formas de publicidade online.

    Atualmente, apenas grandes portais comercializam este tipo de publicidade, sendo que cada vez mais estes veículos estão migrando para outros tipos de comercialização, mais acessíveis e eficientes, baseada na quantidade de cliques realmente efetuados nos anúncios, por exemplo. 

    Caso queira comercializar seu anúncio com este tipo de negociação, exija do veículo um relatório muito bem detalhado sobre a quantidade de visitação do portal, e tente fazer um estudo sobre o segmento a ser atingido, escolhendo áreas do portal que mais interessam ao seu público.

    Mídia programática

    Anúncios em sites de pesquisa

    Pensou no Google, certo? Sim, é o mecanismo de busca que detém o maior interesse de todos os usuários do mundo e, naturalmente, também tem a maior rede de anúncios de links patrocinados da Internet.

    Mais conhecido por Links Patrocinados, esta é a forma mais eficiente de anunciar na Internet. Em raras exceções, é a maneira que requer o menor investimento e tem o maior ROI (Return On Investiment) frente a todas as outras publicidades online. Você paga ao veículo um custo por clique e todos os cliques têm ligação direta com uma visita ao seu site. Nada melhor, pois você só gasta se obtém a visitação. Além disso, seu anúncio só aparece caso um interessado esteja procurando pelo produto ou serviço que você está anunciando.

    Se a sua campanha for bem feita (e indicamos que você contrate um especialista, agência digital ou freelancer, para criar a campanha e gerenciá-la), sempre obterá retorno.

    Rede de Display

    Vários portais, blogs e sites oferecem conteúdo ao seu público. Estes são conhecidos como publishers. Alguns sites, que têm muita visitação, aproveitam este fluxo para disponibilizar espaços para publicidade a grandes corporações, como o Google, para que eles vendam os campos publicitários em troca de centavos por cada clique. 

    O anunciante ganha, pois geralmente seu anúncio é veiculado em um portal por um valor muito menor do que se fosse comercializado diretamente. Ganha o dono do site, pois não precisa comercializar diretamente os espaços publicitários. E ganha também o Google, que detém a maior das redes de display da Internet, em quantidade de sites e em volume de negociações, a rede AdSense.

    Remarketing

    Fazendo parte da rede de display, campanhas de remarketing têm uma força considerável, pois cercam um recém-visitante do seu site em outros portais que ele venha a visitar (publishers). Para entender melhor, após configurada uma campanha de remarketing para sua empresa, assim que o visitante de seu site visitar outros sites, "magicamente" verá anúncios de sua campanha em sites de terceiros.

    É uma ótima forma de aparecer novamente para possíveis clientes que ainda estejam em processo de decisão de compra. Se o seu anúncio estiver em um portal reconhecido, pode ser uma ótima forma de sua marca aparecer e ganhar uma “carona” com a força de outras marcas. Você ganha em credibilidade, além de aparecer novamente em outros locais da Internet.

    Redes Sociais

    Embora a maior força das redes sociais seja ligada a geração e publicação de conteúdo para o público das empresas (Inbound Marketing), anúncios propriamente ditos podem acelerar o processo para atingir mais rapidamente o seu público (Outbound Marketing).

    Enquanto a geração e publicação de conteúdo ganha o cliente pelos assuntos, prestando um serviço antes de vender o produto, os anúncios primeiro vendem, para só depois assessorar ou informar. O grande segredo é a harmonia entre as duas estratégias. Assim, você atinge a pessoa que simplesmente quer comprar, além de obter contratação e interesse das pessoas que estão apenas buscando informação.

    Nas redes sociais você pode simplesmente anunciar ou impulsionar os posts. Tente também trabalhar com as duas formas para atingir o público de jeitos diferentes.

    A campanha está ótima, mas e o site?

    Não importa que tipo de publicidade você use, sempre precisará ter um site para apresentar seu produto ou serviço. Sendo assim, prepare bem a casa que receberá os interessados no que você está comercializando, para que a resposta seja rápida e o possível cliente possa rapidamente entrar em contato para contratação, ou até mesmo comprar sozinho, caso seja uma loja virtual.

    Seja para a criação e gestão de campanhas de Marketing Digital ou para a criação de sites, sempre contrate profissionais experientes e com um portfólio comprovado. Exija um contrato de prestação de serviços e acompanhe o retorno que você obtém com as ações realizadas. 

    Quer melhorar sua presença digital, criar seu site ou sistema próprio? Conte com a EquipeDigital.com! 

    A EquipeDigital.com trabalha desde 1997 produzindo inovação e tecnologia e campanhas de Marketing Digital.

    Seja para fortalecer a sua marca, para atrair novos interessados ou deixar sua relação mais forte com os clientes, conte conosco. Contate-nos através do site ou pelo nosso WhatsApp (48) 3233-0606.